terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Tutorial - Criando/Modificando Resources

Os resources do Engine 001 são muito raros... E é por isso que muitos criam seus próprios resources ou apenas modificam os já existentes.

Primeiro vamos aprender a modificar os resources.

Abra seu Engine e procure a seção Resources.

Note que existem vários items:
Characters: Corpos, roupas e acessórios.
Tile-sets: Chão, objetos, items.
Enviroiment: Objetos para cenários.
Items and Magic: Armas, magias, equipamentos.
Effects: Imagens, fotos e animações.
Vehicles: Todos os veículos.
Doors: Portas.
Turrets/Cameras: Câmeras e Armas Fixas.

Todos esses items são resources gráficos e podem ser modificados. Por exemplo, eu quero modificar uma camiseta. Então, eu entro em Characters e escolho Shirts e a camiseta que vou modificar. Como a camiseta se movimenta, é necessário criar uma animação, que é um conjunto de vários frames (quadros de imagens). Para modificar um resource é necessário editar cada frame. Para isso abra a imagem clicando no primeiro frame com o botão direito.

Em seguida seu editor de imagem será aberto:

Modifique a imagem, feche o editor de imagens e salve o arquivo. Agora repita em todos os frames, alterando de acordo com o movimento (sim, eu sei, é trabalhoso).

Para cada ação (Andar, atacar, segurar uma arma, pular, morrer) pode ser colocado uma animação diferente. Os resources que já existem no programa são editados em Walking, Action e Wielding Firearm. Lembre-se também que nas camisetas existe uma animação para o corpo (Shirt and Far Sleeve) e uma para o braço direito separado (Close Sleeve).

Agora, se você quer criar um resource do zero, é a mesma coisa, só que você precisa desenhar as animações, e colocar no programa. É complicado e trabalhoso fazer resources, mas com a prática...

~~~ Tutorial por K4MY ~~~

Um comentário:

Anônimo disse...

bom fazer resources ate que é facil o dificil e acertar,exemplo,em um item a muita diferença de cores,isso conta mtooo na hora de por no jogo.