sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Tutorial - HUD de Fome

Algo que pode deixar o seu jogo bem realista é colocar fome. É algo bem simples de se fazer e funciona bem.

1° Passo - Variável
Entre em Scripting>Variables e clique em "Edit Global Variables" e em um dos espaços em branco escreva o nome da variável (exemplo: Fome) e coloque valor 100.

2° Passo - HUD
Entre em Iterfaces>hud e crie uma barra que será a de fome. Configure da seguinte forma:
•Initial Text/Value: 100
•Initial Maximum Value: 100
•Retrieve Text/Value: Clique no quadrado ao lado e selecione Global Variables>Fome
Dê um Ok para voltar ao hud.


3° Passo - Timer
Crie um timer, ainda na hud, e configure o assim:
•Initial Delay: 0
•Every time tick: Coloque o tempo que a fome diminui (para testar coloque alguns segundos)
•Number of time ticks: 0


Clique em Edit Script e coloque um Variable Operation:
•Variable: Fome
•Operator: Subtract
•Value: Quanto de fome é perdida (eu coloquei 10)


Coloque um Comparison Branch:
•Expression: Clique no quadrado ao lado e ache a variável Fome.
•Operator: Less than or equal to
•Value: 0


Coloque um Change Health:
•Character: this - "main"
•Health: Subtract - Valor de vida perdida quando se está com fome


Seu script deve ter ficado assim:

Saia da interface e entre em um mapa para testar. Se tudo foi feito certo, sua barra aparecerá e diminuirá a cada certo momento.

Observação - Comidas
Para que sua vida aumente novamente, entre em Items and Magic e crie um item. Em Source/Used, coloque um Variable Operation e configure:
•Variable: Fome
•Operator: Add
•Value: Quanto de fome é recuperada.
Para um bom jogo, crie vários tipos de comida, sendo que cada um recupera um tanto.

~~~ Tutorial por K4MY ~~~

6 comentários:

leonardo disse...

vlw cara.... eu tava precisando de uma funçao como essa para o meu jogo.

Sue Dal Pont disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sue Dal Pont disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sue Dal Pont disse...

Não teria como fazer algo para que quando completasse a barra ganhasse algo? D:

Tava afim de fazer uma barra que era.. digamos de "experiência", rs.
Com o tempo essa barra vai enchendo, e cada vez que ela encher completamente, ganha um nível :D

Luiz Antônio disse...

Cara, eu fiz tudo certo (eu acho), mas quando eu vou pegar a comida ou item que aumenta não acontece simplesmente nada!

Anônimo disse...

eu fiz tudo, li e reli o texto, mas a barra não se mexe! ele perde vida no tempo que eu botei e tudo, mas ela fica sempre parada e nao indica o nivel de fome!