Primeiro já vou avisando que o menu do jogo (aquele bem simples quando você abre o executável) não vai ser modificado, pois faz parte do Engine 001 e não tem opção de editar background, efeitos, etc...
1º Passo ~ Background
Primeiro entre em Resources>Effects. Crie um Efeito e clique no quadrado cinza. Clique com o botão direito no outro quadrado cinza e o querido Paint abrirá. Desenhe seu background (preferencialmente com dimensões em escala 4:3).2º Passo Menu
Entre em Interfaces e crie uma interface (coloque um nome e lembre para mais tarde). Crie um field clicando no canto superior esquerdo, bem aonde termina a grade. Mude apenas:Behavior: Transition Single Effect
O Widht e o Height você tem que adptar de acordo com a resolução do jogo. A Resolução é critério de cada um (ela pode ser alterada em Settings>Startup Menu). Então, se seu jogo é 640x480, coloque esses valores em jogo. O problema é que se você permitir a mudança de resolução, seu menu vai ficar desconfigurado, assim como interfaces e menus de jogo. Nesses casos você pode desabilitar a mudança de resolução colocando um # em video options.
Feito isso coloque mais um Field. Edite os campos:
Initial Text Value: Coloque a opção (Ex: Novo Jogo, Carregar Jogo, Sair)
Marque Selectable
Clique na aba Unselected e escolha a cor de quando você não está em cima da opção
Clique na aba Selected e escolha a cor de quando você está em cima da opção (diferencie bem das cores acima)
Selecione o trigger Activated e clique em Edit Script.
Aqui depende da opção que você está usando:
Novo Jogo: Coloque um Position Character e escolha o mapa inicial.
Carregar Jogo: Coloque o evento Load Game
Sair: Coloque o evento End Game
Informações/Textos: Coloque um Message Box
3º Passo ~ Controles de Menu
Entre em Scripting>Input Scripts. Crie um novo controle, clique em Down e clique em Add Control/Combination. Selecione a linha que apareceu e clique em Add Key/Button•1º Controle: Telca Cima (W, ↑)
Clique duas vezes e a tela de script abrirá. Coloque o evento Navigate Interface. Escolha a interface do menu e selecione Up
•2º Controle: Telca Baixo (S, ↓)
Coloque o evento Navigate Interface, escolha o seu menu e selecione Down
•3º Controle: Tecla Ação (Enter)
Coloque o evento Activate Highlighted Field.
4º Passo ~ Toques Finais
Entre no seu menu e clique no nome dele com o botão direito. Entre em Properties e clique em Edit Script. Coloque o evento Switch Exclusive Input Set e escolha o controle que você criou.Entre agora em Scripting>System Scripts>Introduction e coloque um Turn On/Off Interface. Selecione seu menu e coloque On
~~~Tutorial por K4MY~~~
8 comentários:
Pow, gostei muito desse tutorial
Ajudou bastante
Vlw K4MI
Cara, muito legal, muito legal mesmo, eu fiz de tudo e não consegui criar um menu, agora já consegui ver o que faltava... Valews ^^'
Consegui fazer, mas deu confusão,eu clicava em novo jogo e o jogo aparecia, mas era como se ainda estivesse no menu, e o personagem aparecia no menu, o menu ficava pequeno na tela cheia, pois não sei a resolução certa neste tamanho.
ae mano faz um video aula de como fazer um menu assim e mais facil
Aê K4MY, poderia fazer uma vídeo aula, ainda não consegui fazer direito, valews...
Acho que vcs nao consseguiram pq nao colocaram:
no sistem iscript/introduction.
coloque um position caracter,depois um pause/resume game__PAUSE.
e depois coloque change actived interface e coloque a interface do menu.
no menu:
em Novo Jogo/ Editar script coloque um position caracter, depois pause/resume game___RESUME.
e depois um turn on/off interface,
coloque a interface do menu e off.
PRONTO!!
o resto ta ai em cima ^^.
Como eu coloco o menu pra substituir o Main Menu que já vem no Engine?
Hey, pq vc não faz uma video-aula?
Postar um comentário