domingo, 10 de janeiro de 2010

Perguntas Respondidas

•Como criar items que só funcionam quando combinados?
A maneira mais simples de se fazer é essa:
Como exemplo, vou ensinar a usar uma lança improvisada usando cabo de madeira e uma faca.
Primeiro crie os itens separados. No caso teremos um cabo de madeira e uma faca. Lembre-se, como esses itens não podem ser usados separadamente, na aba Logistics, você deve desmarcar "Can be used in inventory menu". Não mude nenhuma outra opção.

Em seguida crie o item final, no caso a lança. Edite-a como uma arma (siga o modelo da Sword, que vem no Engine).

Agora você terá que usar um script para combinar os itens. Você escolhe o trigger (menu, um NPC, uma oficina) e coloca um Message Box. Nas opções você coloca os itens que podem ser combinados. Embaixo de cada opção você coloca um Comparison Branch (Item

Add/Remove Item: Remova a faca e o cabo
Add/Remove Item: Adicione a lança.

Nota: Esse é o método mais simples. Se quiser fazer com interfaces, fica mais demorado de fazer.


•Como criar uma tela de Seleção de Personagens?
Primeiro crie, em Resources>Effects, a imagens com a foto do personagem (64x64 é um bom tamanho).
Vá até Interfaces e crie uma nova. Crie um Field para cada personagem e edite:
Behavior: Transition Single Effect.
Effect: Sua imagem
Unselected: Coloque uma cor cinza escura.
Selected: Cor branca.

Clique no Trigger Activated. Coloque um Join/Leave Party, selecione o personagem escolhido e marque Join.
Coloque outro Join/Leave Party e escolha todos os personagens, menos o que você escolheu e marque Leave.
Agora coloque um Position Character e escolha seu mapa.
Coloque um Switch Input e escolha Regular Game.
Para finalizar, coloque um Turn On/Off Interface, selecione "This" e marque Off.

Você precisará criar um Input Script. Copie um exatamente como está o "Menu", só que ao invés de colocar Main nos eventos, coloque a sua interface.

Agora entre em System Scripts>Introduction e coloque um Switch Input. Escolha o seu Input que você criou. Agora coloque o Turn On/Off Interface. Escolha a interface que você criou e marque On.  Você só poderá ver esssa tela se testar pela aba Game>Test Game.

6 comentários:

Jéssica Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tutorial: feito por Mateus Costa

Como fazer o personagem voar
Voar:

Intrudução: Há dois tipos de modo de fazer o personagem voar.
1º modo: O herói flutua. 2º modo: O herói Voa por cima dos tiles.
Vou ensinar dos dois modos.
1modo:

Ingredientes: um resource do herói voando, uma zona e um controle

Modo Passando por cima dos tiles

1- Adicione uma nova combinação de controle em “Regular Game” escolha a tecla q faça o personagem voar e clique em Expand events

2- Vá na sessão “actors” “escolha o evento alterar peça de roupa” marque “this”, “(0:Hero)”, Camada: “Body” Textura: O resource do personagem voando.

3- Escolha o evento “Alterar Velocidade Vertical”. Escolha (0:Hero), Set e a altura em que o personagem vai voar. Pra vc ter uma base altura do pulo é de 0,360000014305115

4- Coloque em todo o chão uma zona escolha “colidiu com ator (jogador)” coloque novamente o evento alterar peça de roupa mas agora escolha o seu personagem.

5- Ainda nos eventos da zona coloque o evento “aguardar” coloque um tempo de 0,5 segundos.

Ou seja toda vez q vc apertar a tecla q vc escolheu o herói irá voar pouco a pouco.

Segundo Modo Flutuando ao estilo

Este é mais fácil.

Ingredientes: Um resource do personagem voando e dois controles

1- Adicione uma nova combinação de controle em “Regular Game” escolha a tecla q faça o personagem voar e clique em Expand events

2- Vá na sessão “actors” escolha o evento “alterar peça de roupa” marque “this”, “(0:Hero)”, Camada: “Body” Textura: O resource do personagem voando.

3- Adicione uma nova combinação de controle em “Regular Game” escolha a tecla q faça o personagem parar de voar e clique em Expand events

4- Vá na sessão “actors” escolha o evento “alterar peça de roupa” marque “this”, “(0:Hero)”, Camada: “Body” Textura: O resource do seu personagem.

Obs: O resource do personagem voando tem que ter altura entre o solo, ou seja o resource já deve está editado com altura.

Como fazer o personagem escalar paredes:

Bom... Depois de fazer o tutorial de escalar paredes eu notei bugs pois os scripts do engine 001 não são compatíveis com esse o jeito é usar zonas como teletransportes mesmo...

Eu fiz o meu melhor, BOA SORTE COM SEU JOGO. Se vc precisar de resources peça para mim e eu postarei

diego disse...

Presisso Do Recource De Um Carinha Voando

Anônimo disse...

Putzz cara. Eu tbm. Se vç achar me fala blz

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi, não sei se você vai ler, mas vou falar...
Estou procurando um tutorial de como criar uma tela de Seleção de Personagens, mas não encontro nada a respeito, já tentei de tudo, encontrei esse tuto aqui mas me peguei na parte que coloca (Coloque um Switch Input e escolha Regular Game.
Para finalizar, coloque um Turn On/Off Interface, selecione "This" e marque Off.
Você precisará criar um Input Script. Copie um exatamente como está o "Menu", só que ao invés de colocar Main nos eventos, coloque a sua interface.)
Não sei onde coloca esse Switch Input e Input Script.
Se puder me ajudar eu agradeço muito!