Muitos tutoriais avançados usam bastante a noção de triggers. Assim, se você não sabe o que é um trigger já fica mais difícil de acompanhar todos os scripts.
Então, ai vai uma noção básica:
1° ~ O que é um Trigger?
Triggers são como um botão que aciona uma bomba. Sempre que você tem um script, precisa escolher um trigger, que é o que o player deve fazer para que os eventos aconteçam. Um exemplo é o seguinte: se eu pisar numa pedra (esse é o trigger), perco 10 de vida (esse é o script). Entenda, então, que para cada ação, é necessário um acionador.
2° ~ Quais são os Triggers e o que cada um faz?
Existem inúmeros tipos no Engine 001, mas os principais são:
•Players Enters (Map Proprieties): Quando o player entre no mapa.
•Talked to (Character Proprieties): Quando você fala com o NPC.
•Saw Enemy (Character Proprieties): Quando o NPC vê um inimigo.
•Killed (Character Proprieties): Quando o personagem é morto.
•Action Key Pressed Beside Zone (Zone): Tecla Enter (padrão) pressionada ao lado da zone.
•Action Key Pressed Being Above Zone (Zone): Tecla Enter, mas em cima da zone.
•Touched by Playable Character (Zone): Toda vez que você encosta na zone.
Legenda: Nome do Trigger (Localização): Quando é acionado.
3° ~ Como posso usá-los?
O uso de cada trigger depende do que você quer fazer. O programa é muito amplo e cada coisa feita precisa de um script diferente. Como exemplo eu farei um script que quando eu tocar numa zone eu perco 1 de vida.
Eu criei uma zone como a abaixo:
Seleciono o trigger Touched by Playable Character:
E coloco o evento Change Health:
Assim, toda vez que eu tocar naquela área eu perco 1 de vida.
~~~ Tutorial por K4MY ~~~
Um comentário:
Gosto muito dos seus tuto!
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