quinta-feira, 28 de maio de 2009

Tutorial - Variáveis

Primeiramente, vamos definir o que são Variáveis. Como o próprio nome diz, as variáveis são valores numéricos que podem ser alteradas de acordo com o jogo. Sendo assim, ela pode assumir qualquer valor, de acordo com a necessidade do jogo.

Um exemplo prático é uma área que só pode ser acessada após completar uma missão. Nesse caso para a missão incompleta a variável seria nula e para missão completa a variável seria um outro valor (1 por exemplo).

As váriaveis podem ser criadas ou revistas entrando em Scripting>Variables/Switches:


Existem 2 importantes eventos que também são usados com as variáveis:
•Variable Operation: Altera o valor da variável somando, dividindo, multiplicando subtraindo ou determindando um valor específico.
•Comparison Branch: Compara valores (por exemplo: "Se A for igual a 1")

Para criarmos a situação que foi dita acima, vamos fazer o seguinte:

1° Passo ~ Criando a Variável
Crie uma variável com um nome relacionado com o que você irá fazer. Aqui eu usei exemploA:

2° Passo ~ Mapa
Agora observe o meu mapa:

Existem 3 Zones que bloqueiam as casas e 4 morcegos que liberam as portas. Dessa forma eu preciso matar o primeiro morcego para entrar na casa vermelha, matar o segundo para entrar na azul e assim vai.

Para fazer como no mapa, crie um zone na entrada da casa vermelha, selecione Touched by Playable Character clique em Edit Script. Coloque um Comparison Branch como o abaixo:

Ligue um Position Character e coloque o destino numa posição abaixo da Zone.

Repita isso nas 3 entradas, mudando o Value para 2 na casa azul e 3 na casa marrom.

3° Passo ~ Inimigos
Agora crie um inimigo qualquer e em Triggers selecione Killed. Clique em Edit Script e coloque um Variable Operation com:


Agora copie esse inimigo e cole um dentro de cada casa. Agora coloque uma arma no chão e teste para ver o resultado.

Assista o vídeo e veja como fica:


~~~ Tutorial por K4MY ~~~

3 comentários:

MM disse...

ai kami seus tutoriais são ótimos mano,muito legal as video aulas (aprendi bastante),mas queria saber como colocar um evento tipo comida para ele recuperar saúde.por favor me ensine!
vlw!

Kami disse...

Isso de colocar comida, etc.. é só criar um item, depois eu faço um tutorial especifico.

Anônimo disse...

Eu tenho uma pergunta:
mas como faz para que ele consiga passar em uma porta depois de conseguir uma determinada missão