quarta-feira, 24 de junho de 2009

Tutorial - Dia/Noite

Este sistema de mudança de Dia para Noite é o mais simples possível, ele vai acontecer bruscamente, mas já é um começo. Existem duas formas de se fazer:

1° Método - Usando o Fog
1° Passo ~ Switch
Primeiramente entre em Scripting>Variables/Switches e clique em Edit Switches. Escreva algum nome (aqui eu usei "sol") e feche a janela.


2° Passo ~ Interface
Para que a mudança aconteça no lugar onde você está, você terá de criar o script na interface. Para isso vá diretamente em Interfaces>hud e coloque um timer nela.
Configure esse timer da seguinte forma:

Obs: Em every Interval coloque o tempo que demora para virar dia/noite. Aqui eu usei 12 min, mas na hora de testar coloque uns 30s (assim você não precisa esperar 12 min para ver se deu certo).

3° Passo ~ Script
Agora clique em Edit Script. Coloque o evento Switch Operation, escolha o switch que você criou e coloque Toogle. Em seguida coloque um Switch Branch, selecionando só o nome do switch:

Clique em cima do evento que você acabou de criar escolha o Turn On/Off Fog (Main - Disable). Clique novamente no Switch Branch e coloque um Change Fog Color (Main - Azul escuro/preto). Em seguida coloque outro Turn On/Off Fog (Main - Enable).

Adicione um Change Fog Visibility Distance e mude o valore para 2000. Coloque, em seguida, o Change Fog Start Distance e mude para 1.

Seu script deverá ficar assim:

Agora localize o Turn On/Off Fog (DISABLE). Com o mouse, clique na linha de baixo do retângulo e arraste-o até o Change Fog Visibility (ver figura acima).

Com isso você já tem um sistema que muda a claridade a cada 12 mins. Esse é apenas um dos jeitos, bem simples por sinal.

2° Método - Usando Lights
1° Passo - Switch
•Idem ao 1° Passo do 1° Método

2° Passo - Light
Entre em um mapa (preferencialmente o Mapa Inicial) e coloque um Light configurado da seguinte forma:
•Name: Sol (exemplo)
•Curently Turned On: Desmarcado (começa de dia) Marcado (começa de noite)
•Color: Cinza (Quanto mais claro, mais escuro será a noite)
•Dark Light: Marque obrigatoriamente
•Radius: 1000
•Sharpness: 100
•Time Span: 0

3° Passo - Interface
Crie uma nova interface (eu usei o nome Sol) e coloque um timer nela. Configure como a seguir:
•Initial Delay: 0
•Every Interval: 0,1s
•Number of Ticks: 0

Clique em Edit Script e coloque um Position Light. Escolha o Light, procurando no mapa em que foi criado e configure-o:
•Map: Clique no quadrado e selecione Character>Current Map
•X: Char("main").X
•Y: Char("main").Y

4° Passo - Script
Crie outro timer e configure-o assim:

Em Every Interval coloque quanto tempo dura o "meio-dia". Eu uso 12mins. Mas, enquanto estiver criando use 20s para testar.

Clique em Edit Script. Coloque um Switch Branch e escolha o Switch do sol.
A)Coloque um Turn On/Off Light:
•Light: Light do Sol
•Turn: ON

B)Switch Operation:
•Switch: Sol
•Action: Turn OFF

Clique no Switch Branch novamente e coloque:
C)Turn On/Off Light:
•Light: Light do Sol
•Turn: OFF

D)Switch Operation:
•Switch: Sol
•Action: Turn ON

5° Passo - Mapa
Volte ao mapa em que a luz está. Clique com o botão direito em cima dele e escolha Properties. Selecione Players Enters e clique no botão abaixo. Coloque um Turn On/Off Interface e escolha a sua Interface criada. Em Turn coloque On. Agora coloque um Pre-Load Map e escolha esse mesmo mapa.

6° Passo - Main Menu
Entre em Interface>Main Menu e clique com o botão direito em cima do nome. Entre em Properties. Selecione Players Enters e edite. Coloque um Turn On/Off Interface:
•Interface: Sol
•Turn: Off

Volte e selecione Players Cancels e edite.
Coloque um Turn On/Off Interface:
•Interface: Sol
•Turn: On

~~~ Tutorial por K4MY ~~~

8 comentários:

sr magnetico disse...

Sabe.....depois q eu fiz o primeiro método ...... toda veis q eu vou testar...fika akele bagulho de kilometragem na tela......sem ter carro nehum!!!
Fika muito esquisito!!
q aconteceu?

X-Biel disse...

sr magnetico, so aparece quele negocio de kilometragem quando voce erra algo no HUD. tira o primeiro metodo e tudo que vc fez a mais, que vai voltar normal.

alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alisson disse...

como q bota um pre load map em ajuda ai

alisson disse...

eu nao consigui faze nada aki e nao fico o dia só a noite

Unknown disse...

Amigo cria ai alguns tutoriais .PDF
e melhor.

Unknown disse...

Amigo cria ai alguns tutoriais .PDF
e melhor. ^^